quinta-feira, 27 de setembro de 2007

"Everybody want to SAVE the world"

Fato: Todos querem salvar o mundo. Mesmo os que aparentemente não querem, ou não se importam. Ou que por assim dizer, querem "destruir" o mundo. O ditador. O político. O militar. O ativista. O médico. O poeta. TODOS.
Claro que cada um tem seu jeitinho todo especial de tantar fazer isso, enquanto o ditador tenta "livrar" a população da pressão e responsabilidade de tomar grandes decisões que afetam suas vidas, o médico salva vidas. Enquanto o político tenta mudar o mundo atravéz de leis, tratados e diplomacia, o ativista tenta mudar o mundo na marra, colocando a mão na massa. O militar segue as regras, o poeta quebra as regras.
No final das contas é claro, nada disso adianta.
Estamos girando sem controle no espaço, vindo do nada e rumando para lugar nenhum, e isso assusta as pessoas. Tentar ser o melhor, dar o melhor é a reação natural dos humanos, eles têem que controlar tudo, mas não controlam seus próprios destinos. Bom, então vamos sentar no chão e esperar a morte chegar, NADA pode ser feito? Não que essa possibilidade nunca tenha me passado pela cabeça, seria uma boa desistir de tudo e sentar no chão esperando pra ver onde isso vai dar, mas também seria contra a natureza humana. O humano evoluiu do macaco, isso é um fato, se você é burro ou crente demais pra duvidar, é um problema seu. Macacos são animais "familiares", eles não gostam de viver sozinhos, e herdamos isso dos nossos amiguinhos comedores de banana, simplesmente não SUPORTAMOS a solidão. E o preço que pagamos por uma vida cheia de gente a nossa volta chama-se SOCIEDADE. Claro que a sociedade é uma coisa boa, se você for um trabalhador, tiver uma religião, se portar como esperado por todos. Mas desvie de uma só crença da sociedade e você será um "vagabundo", um "rebelde", um "maníaco".
OUTRO fato é: Embora existam os maníacos, os rebeldes e vagabundos por aí, cada um querendo salvar o mundo do seu jeito, mesmo os desajustados não tem coragem o bastante de se erguer contra as BABAQUICES que a sociedade cria. Erguem estandartes vermelho-sangue com palavras de impacto tipo, SOLIDÃO, INCOMPREENSÃO, ELITISMO, mas muitas vezes nem eles se dão conta de que fazem parte da mesma sociedade que repudiam. Uns deixam de beber coca-cola e ir ao McDonald's, GRANDE COISA, você não está fazendo nada demais companheiro, sendo que você ainda tem espaço na sua mesa pro Tang e pro Arroz industrializado que nos vendem. Uns passam a ler poetas obscuros e assistir filmes "cult" sem se dar conta que a madeira continua a ser retirada das florestas sem controle pra fazer papel e mesmo os filmes "B" ajudam a movimentar a grande máquina bilionária do cinema. Mas nada disso me irrita, de verdade, se você quer se privar da melhor batatinha frita que existe (e de uma angioplastia num futuro próximo) e ler livros de caras tipo "Dostoiévski" (sem comentários sobre sua obra-literária), vai em frente, não coma, leia, não beba, veja, você só está expressando sua individualidade da mesma forma que mais alguns milhões de jovens por aí, bom trabalho. Mas pelo amor de tudo que é mais sagrado pra você, NÃO SE ACHE MELHOR QUE NINGUÉM POR CAUSA DISSO!
A parte irritante é essa, gente que acha que está salvando o mundo SOZINHA e se considera alguma espécie de ELITE por causa disso. Repete comigo, SOLIDÃO NÃO EXISTE, a não ser que você vá morar numa montanha sozinho e cultive seu próprio alimento e não dependa de mais ninguém NUNCA mais, aí talvez você descubra o que é solidão um pouco antes de perder o juízo, por que como já vimos, humanos não suportam solidão, mas caso contrário, estamos todos amarrados uns aos outros, até o final.
Enquanto esperamos o fim chegar, alguém pode coçar minhas costas?

7 comentários:

Luis Gustavo Brito Dias disse...

"a única diferença entre a genialidade e a loucura é a menira pela qual você revela aos outros."

Anônimo disse...

Nao coçarei tuas costas, mas nao cuspirei tambem no prato que comi, afinal temos opnioes parecidas. cara, acho que voce foi bem incisivo na questao. nao podemos achar que individualmetne iremos mudar o mundo, gandhi conseguiu mudar um pais com sua tatica de protesto pacifico,que obviamente foi seguida por milhoes, mas ele mudou o pais dele, nao o mundo! O fato é que se eximir de algumas coisas e se amarrar em arvore nao é solução, mas é bom para os mal amados se sentirem realizados, entao, nao me incomodo, fico eu aqui tentando viver como posso, e deixo eles la comendo soja com folha de alface. Abraço

http://www.raciocinioalado.blogger.com.br/

Unknown disse...

Olá...vim agradecer a visita ao meu blog e o comentário.
Seu blog tá super legal...os textos parecem bem inteligentes...quero ler tudo com calma.
Qto a foto no meu blog, sou eu sim...
Bjaum e bom domingo!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Todos querem salvar o mundo...

Gostei da sua abordagem, mas não acho que todos queiram salvar. Só querem, realmente isso quem não age de forma egoísta.

O ditador não dá espaço para ninguém pensar diferente dele, o político só se alia aos partidos que seguem sua linha de raciocínio, médico cobra para clinicar...

A única maneira de salvar a todos é ser alguém com senso de coletividade. Realmente em todos! Muitos pensam em muitos, mas nem todos pensam em todos, literalmente.

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Sem querer polemizar, preciso deixar uma observação.

Tenho que deixar um esclarecimento: eu não creio na Teoria da Evolução, afinal, é só uma TEORIA.

Abraço.

Tati disse...

Cara, a minha vontade é aplaudir seu texto!
Excelente, brilhante eu diria!!!
E me deu até uma inspiração para um novo post em meu blog!
Parabéns!!!

Edson C. Damasceno disse...

Olá...
encontrei esse blog no orkut.
gostei muito do trabalho.
não vou perder o link.
estamos abertos a novas parcerias para troca de banner ou link.
entra em contato.

http://cidadevigiada.blogspot.com/
http://cidadevigiada.blogspot.com/
http://cidadevigiada.blogspot.com/

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Permissions beyond the scope of this license may be available at 〈=pt_BR.