domingo, 22 de novembro de 2009

Sobre uma vida plena pra você e uma outra pra mim...

Às vezes eu fico irritado, às vezes eu fico triste, mas no geral, esse papo de vida plena me deixa mesmo é meio confuso. Vamos lá...

Levei uns dedos no peito nesses últimos meses, muita gente querendo gerenciar minha vida da nisso sabe? Eu entendo a boa intenção e agradeço, mas vou pedir aqui gentilmente pra PARAREM DE ENCHER MEU SACO. Não é pra ninguém em especial que to dizendo isso, é mais um desabafo pra mim mesmo do que qualquer coisa. Eu sei que tem gente que vai se ofender, mas eu preciso fazer pé firme nessa hora.

O que raios quer dizer uma vida plena? Tava lendo um e-mail de um suposto "jornalista" metendo o pau nessa geração (leia-se a MINHA geração, galera de 84 pra cá), falando que somos todos cabeças-ocas que punhetam o dia inteiro no orkut e no twitter e todo aquele bla, bla, bla de gente velha que acha que tem o pau maior que o nosso só pq eles tiveram a merda da ditadura pra derrubar.

Então tá, eu me ofendi com essa história de cabeça-oca punheteiro. Fato é, eu fico na internet 90% do meu tempo, eu não trabalho, não estudo, fico na internet oras... e aí o que me deixou com a pulga atrás da orelha é: Será então que eu devo ficar escrevendo e-mails metendo o pau na próxima geração pra ter uma vida plena? Ou ir pra um cubículo escrever lixo sensacionalista todo dia, matérias sobre a sexta-feira 13 e a mulher no interior de "sei lá onde" que está grávida de 9 "filhotes"?

Ter uma vida plena é essencialmente viver como todo mundo quer que você viva a SUA vida? Como seus pais esperam que você viva a vida?

"Ah, mas vc não pode negar que você tem que trabalhar pra pagar suas contas, uma hora você vai ter que abrir as pernas." Talvez eu tenha, talvez não, a questão não é essa, pelo menos não pra mim. A questão é a validade desse sistema todo de coisas. Essa sequência absurda de eventos que se repetem praticamente iguais pra todos os 6 bilhões (já quase 6,5 pelo que ouvi) de pessoas nessa porra de planeta. E aí, a vida é só isso? A gente não tem como pegar a vida e fazer dela algo diferente?

"Então vai a luta, vai ganhar seu dinheiro pra fazer alguma coisa!" Espera aí um pouquinho meu querido, e quem te disse que eu preciso ir pra qualquer lugar pra fazer da minha vida o que eu quero?

As pessoas se prendem, ou talvez só se deixem prender, em todos esses conceitos de certo e errado, realidade e sonho e aí qualquer um disposto a explorar algo fora do habitual é logo taxado de maluco, de vagabundo, de cuca-fresca. Eu já vasculhei galáxias inteiras sentado na frente do meu computador. Um ponto sensível esse, muita gente vai dizer "Você não pode simplesmente trocar a vida de verdade pela sua própria imaginação." Bom, eu vou ser um pouco ousado e dizer: E porque caralhos voadores não?

Afinal o que é a tal realidade? Quem é que escreveu o livro onde tá escrito que tal coisa é real, tal coisa não é real e que só se pode viver no mundo "de verdadinha"? Não se assustem, eu não to pensando em me trancar no quarto e imaginar uma vida pra mim, não é isso, mas incomoda as pessoas à minha volta que eu goste tanto de passar mais tempo do lado de lá do que do lado de cá. Se eu puder ser bem egocêntrico e amalucado nesse ponto, eu diria que é inveja, porque vocês não conseguem chegar nos lugares aos quais eu vou.

Mas voltando ao começo da conversa, e a tal da vida plena? É você quem vai meter o dedo no meu peito e me dizer que eu estou desperdiçando meu tempo? Você vai ser arrogante a ponto de tentar escrutinar a minha função na existência? Sem pensar em tudo que está lá fora, ainda desconhecido e escondido nas dobras do tempo e do espaço? Será que nunca te passou pela cabeça nem por um segundo que eu posso saber o que eu estou fazendo? Que talvez eu tenha alguma carta na manga, uma tão maluca e improvável que eu prefiro deixar em segredo até a hora do Royal Flush cósmico final?

"Mais louco impossível" eu quase posso te ouvir dizer, meu caro leitor, enquanto lê esse texto, mas olha, se pra você está bom a vida do seu jeito, só me faça esse favor e respeite a vida que eu levo do MEU jeito. O final do jogo está perto demais pra querer mudar de estratégia agora.

E agora, falando muito sério, o primeiro que me mandar procurar ajuda psiquiátrica vai ser mandado pra pqp sumariamente.

Gordon "Troll" Banks

3 comentários:

Unknown disse...

Eu ocasionalmente dou de cara com artigos que me causam a mesma revolta... por que a obsessão com a nossa geração???

Unknown disse...

Procure um psiquiatra mey =/

só pra saber como é ser mandado pra pqp sumariamente =D


Mas falando sério agora. Cada um tem o direito de fazer o que quiser pra ter uma vida plena. Pra mim uma vida plena é viver a vida bem, seje da forma que vc desejar. Pode ser jogando futebol, inventando coisas revolucionárias, sendo um lutador de kung fu, qualquer porra.. mas que te faça feliz.

E isso de trabalhar, as vezes acaba sendo necessário pra conseguir alguns confortos, ou alcançar alguns objetivos. Mas dependendo de quais são os objetivos, trabalhar não é uma coisa necessária. Trabalho também acaba te dando uma independência pois vc acaba não precisando de ajuda de outros pra se manter. Mas fora isso, não serve pra muita coisa. No máximo status entre alguns, e só.

Cada um vive como quer, o foda é fazer uma coisa que lá na frente vai te incomodar ou fazer você se sentir mal. Mas se te faz feliz, taca um foda-se em tudo e já era ;D

Marii Magalhães disse...

realmente, o que nos faz plenos, a critica alheia ou o que fortalece nosso ego, no sentirmos melhorems? a vida não é plena, e não existe felicidade assim..

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Permissions beyond the scope of this license may be available at 〈=pt_BR.