domingo, 15 de julho de 2007

Nuvem de Gafanhotos

Ando muito de trem, quase todo dia. Gosto de andar de trem, é uma viagem tranquila, silenciosa, dá pra pensar um bocado. Você vê toda aquela gente indo, vindo, ocupada, desocupada, estressada, relaxada. Depois de um tempo pegando o trem todo dia no mesmo horário, inevitavelmente você começa a se familiarizar com um personagem ou dois, eu deixo o processo mais fácil dando apelidos aos meus personagens. Vou falar de um deles em particular na verdade, a Super Mãe.
A Super Mãe é uma mãe solteira que pega o trem com um filho pequeno toda manhã. Como eu sei que ela é solteira? Eu SEMPRE olho pras mãos de mulheres bonitas, é uma mania. Ela é loira, tem olhos verdes, deve ser de fabricação americana, tem um corpo de deusa grega, um olhar confiante, se veste com um terninho discreto e uma calça agarrada nos lugares certo, parece algum tipo de "mulher de negócios", mas sempre com seu molequinho com cara de passarinho a tiracolo. Ela sobre no trem e se senta quase sempre no mesmo lugar, mas dessa vez o lugar estava ocupado, o único lugar disponível era na minha frente, nos bancos invertidos. Ela senta toda aquela bunda macia com uma elegância que me faz desviar o olhar do que quer que eu estivesse lendo, ela percebe meu olhar e sorri simpática humilde o bastante pra prosseguir com um discreto "Bom dia". Eu respondo a altura e volto pro meu livro, espiando de vez em quando as pernas dela. Passa-se um tempo e eu percebo que ela está encarando com uma intensidade fora do normal. Faço com que ela perceba meu desconforto, mas ela aparentemente não se importa e continua encarando. Algumas estações depois, eu já estou ficando de saco cheio, é um daqueles dias em que eu consigo falar com estranhos, aproveito minha vantagem e pergunto "Pois não?" num tom meio irritado e desafiador. Ela se surpreende e olha nos meus olhos (ela fitava outra parte o tempo todo) "Tem um gafanhoto na sua cabeça." ela diz engasgada.
PUTA QUE PARIU TEM UM GAFANHOTO NA MINHA CABEÇA!!! Era o que eu normalmente teria dito antes de sair gritando e pulando pelo trem, mas foi uma situação que me pegou tão de surpresa, que tudo que eu consegui dizer foi "É, e daí?".
Ela levantou e arrastou o molequinho com cara de passarinho pra longe de mim, sentaram-se num banco do outro lado do vagão, eu voltei pro meu livro, suava frio imaginando se tinha mesmo um gafanhoto no meu boné, afinal de contas nas últimas semanas, por alguma razão uma "infestação" de gafanhotos tinha se abatido sobre Santo André. Uma nuvem bíblica de gafanhotos, devorando nossas colheitas, enquanto a água virava sangue, chovia fogo dos céus e nossos primogênitos eram mortos por forças sobrenaturais. Não, não, história errada, lugar errado, livro errado.

Nenhum comentário:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Permissions beyond the scope of this license may be available at 〈=pt_BR.